quinta-feira, novembro 09, 2017

ICMBio debate credenciamento de condutores no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Medida visa incentivar a qualificação e formalizar a atividade oferecida dentro da Unidade de Conservação. A construção das normas para o credenciamento está sendo realizada de forma participativa 

Reunião com os representantes de condutores em Lençóis 
Nos meses de setembro e outubro, o ICMBio realizou reuniões com representantes das associações de condutores de visitantes para consultá-los acerca da proposta de credenciamento para atuação dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Os encontros ainda estão ocorrendo nos seis municípios abrangidos pelo Parque Nacional: Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

O objetivo da ação é valorizar os condutores que cumprem as normas do Parque Nacional, que estão preparados para prestar primeiros socorros e realizam o trabalho dentro de padrões específicos.

“Atualmente, a atividade é realizada por centenas de condutores. Desde os mais especializados, que oferecem serviços como observação de aves, até os chamados ‘guias de verão’, pessoas sem qualificação e pouca experiência que atuam na alta temporada. Por isso, o credenciamento representará um diferencial para quem realiza seu trabalho dentro dos padrões desejados”, explica Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBio.

Quem estiver credenciado contará, por exemplo, com a divulgação de seu nome, que será realizada pelo Parque Nacional, e terá uma identificação visual, facilitando seu reconhecimento por parte dos visitantes.

O condutor é quem está diariamente no Parque Nacional e possui contato direto com os turistas, portanto, a sua conduta alinhada aos objetivos da conservação é fundamental. “Eles são os nossos olhos na trilha e possuem o papel de multiplicadores, determinam a qualidade da interação do visitante com a natureza e a sua compreensão da conservação da biodiversidade”, destaca Marcela. 

A organização da atividade no interior do PNCD tem ganhado apoio de representantes da categoria, como o guia de turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lençóis, Dioclides Araújo. “A ação irá influenciar na melhoria do serviço oferecido pelos profissionais e o condutor que se credenciar terá um diferencial. Todo mundo vai sair ganhando”, afirma Araújo.

Ele conta que a necessidade de regularização já vem sendo discutida, inclusive, em âmbito municipal. “As próprias associações de condutores querem aperfeiçoar algumas leis para credenciar a atividade dentro dos municípios”. 

A proposta que vem sendo discutida estabelece, entre outros itens, quais são os requisitos que os condutores devem possuir para solicitar o credenciamento, os mecanismos de avaliação de suas competências e as contrapartidas que serão realizadas para o Parque Nacional.

A construção das normas do credenciamento foi iniciada pelo Grupo Temático de Visitação do Conselho Consultivo do PNCD (CONPARNA-CD), em 2013. A partir das considerações apresentadas pelos condutores de visitantes da região do Parque Nacional a proposta será consolidada e levada para apreciação do CONPARNA-CD. Posteriormente, será encaminhada para o setor jurídico do ICMBio, em Brasília, para aprovação e publicação no Diário Oficial da União. “Espera-se que o processo de credenciamento tenha início no segundo semestre de 2018”, afirma Marcela.

3 comentários:

  1. Gente, acho linda a idéia, infelizmente não pude comparecer a reunião em Lençóis, mas acredito que dessa vez vocês não farão o cadastramento igual ao ano de 2004 que, eu fui testemunha, acabou cadastrando na época até turista que posteriormente virou guia. Mas torço que essa medida atual seja mais eficiente.

    ResponderExcluir
  2. O cadastramento deve ser realizado de forma que contemple os guias e condutores já atuantes no mercado de trabalho. Cadastrar recém chegado a Lençóis é desvalorizar todo um trabalho de décadas. Caso contrário teremos diversos problemas já recorrentes.

    ResponderExcluir
  3. Esse processo precisa amadurecer, o cadastro tem que ter base nas Acv's que lutam faz tempo e agora qualquer cidadão poderá fazer o cadastramento. Ou toma como base os trabalhos das Acv's ou será mais uma ação em vão, e sem nossa participação.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.